Muitos empresários podem ficar tentados a abrir suas portas sem ter um profissional de contabilidade. No entanto, imediatamente (ou, no máximo, ao final do primeiro ano de atividade), esses empresários verificariam o erro grave que teriam cometido. Você sabe qual o papel do contador em uma empresa?

Qual o papel do contador em uma empresa

Mais do que ser responsável por fazer cálculos de impostos e registrar as contas, o contador é uma ponte entre a empresa e os governos municipal, estadual e federal. Além disso, o contador auxilia administradores e gestores da empresa a conduzir a organização da forma mais consciente e rentável possível, sem infringir nenhuma lei.

Com a crescente automatização e informatização de procedimentos pelas fazendas municipal, estadual e federal, hoje é quase impossível uma empresa (com exceção das empresas que optam pelo Simples Nacional) dar sequer o primeiro passo na sua gestão fiscal e contábil, sem um sistema contábil homologado e, mais importante, sem um contador qualificado que saiba a melhor forma de operá-lo e interpretar a legislação contábil e fiscal.

E mesmo para as empresas que utilizam o Simples Nacional e são isentas da obrigação de manter escrituração contábil completa, o papel do contador em uma empresa é mais importante do que se pensa. No momento em que essa empresa cresce e ultrapassa o limite de faturamento do Simples Nacional, a mesma passa a precisar de escrituração contábil obrigatória (e apresentar o SPED-ECD), o que não é possível se ela já não vier mantendo a documentação completa em dia desde sua abertura.

Profissionais de contabilidade nas empresas

Tampouco tende a ser suficiente a contratação de um contador individual pela empresa, como seu funcionário. A contabilidade é, hoje em dia, uma área multidisciplinar, exigindo conhecimentos de gestão de departamento de pessoal, planejamento fiscal, direito societário e contabilidade propriamente dita, sendo muito improvável que apenas um funcionário (e até mesmo um grupo de funcionários que tenham a mesma qualificação) consiga atender à empresa em todas essas áreas.

Tem-se como exemplo o fato de que uma das características das empresas de contabilidade qualificadas para atender plenamente seus clientes é ela ter em seu quadro de sócios e funcionários advogados com experiência em questões societárias e planejamento fiscal, capazes de orientar os empresários, em questões relacionadas à participação dos sócios, capital social, descrição das atividades constantes do objeto social e CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica, do IBGE) correspondente, entre outras, seja no momento da abertura da empresa ou em revisões periódicas do modelo de negócios da empresa, o que pode garantir e acelerar o sucesso do empreendimento. Por isso, ter uma empresa de contabilidade capacitada tomando conta dessas questões é um grande diferencial.

Além das questões inerentes à constituição e legalização da empresa e a adequação de seu modelo de negócios à menor carga tributária possível, passa a ser papel do contador em uma empresa registrar nos livros contábeis as receitas e despesas, apurar e lidar com uma série de providências burocráticas perante as fazendas municipal, estadual e federal, com ritos próprios, que os donos da empresa, por estarem focados em outras atividades e no crescimento do empreendimento, não têm tempo nem conhecimento para desempenhar por conta própria.

Papel da contabilidade em uma empresa

O papel do contador em uma empresa também é fundamental em sua gestão, pois pode ajudar a ajustar a carga tributária aplicável, garantindo um aumento na margem de lucro. Através da elaboração de balanços e balancetes mensais, semestrais e anuais, o contador pode proporcionar um diagnóstico sobre a saúde financeira da empresa, mantendo seus administradores sempre atualizados.

Atualmente, a contabilidade é a base para praticamente todos os processos legais de uma empresa, desde o registro de funcionários e questões trabalhistas até o que diz respeito a emissões de notas e administração dos balanços. Por isso, seu papel em qualquer empresa é fundamental e nunca deve ser negligenciado.