Geralmente, associamos a palavra “auditoria” a um inconveniente, uma obrigação, e como tal, um procedimento só justificável em grandes empresas. No entanto, não é preciso ter uma grande empresa nem esperar os problemas aparecerem.  Realizar auditorias pode ajudar pequenas empresas a crescer de forma mais organizada.

Auditorias pode ajudar pequenas empresas a crescer

Fonte: FreePik.

Empresas menores podem se beneficiar muito de práticas que as maiores já possuem. E uma delas é a realização de auditorias periódicas. Como não é possível monitorar a si mesmo e nem sempre o administrador da empresa tem tempo para verificar todos os processos internos, a auditoria pode ser uma ótima saída para pequenas empresas que desejam crescer.

Realizar uma auditoria consiste em fazer um exame sistemático das atividades e processos internos de uma empresa com o objetivo de verificar se tudo o que foi praticado está em conformidade com as melhores práticas e com a legislação vigente.

O processo de auditoria mais comum é o de auditoria contábil. Afinal, é comum encontrar empresas se apropriando indevidamente de impostos, ao mesmo tempo em que deixam de se beneficiar de recursos legais. Assim, é possível fazer uma reorganização tributária e deixar a empresa em dia com a legislação.

A auditoria contábil pode também ajudar empresas que buscam financiamentos bancários. É comum que bancos exijam a realização de uma auditoria para conceder empréstimos para empresas, além da garantia de que a organização está em dia com suas obrigações legais.

Crescimento de empresas através de auditorias

Fonte: FreePik.

Quem tem uma pequena empresa e deseja vendê-la verá que, neste tipo de operação, realizar auditorias é uma das exigências que tem como objetivos principais verificar a saúde contábil da empresa, identificar potenciais dívidas escondidas e, por fim, determinar o quanto a empresa realmente vale.

Já quem tem uma pequena empresa e planeja crescer pode precisar realizar auditorias periódicas. Afinal, os profissionais que fazem esse tipo de trabalho conseguem realizar avaliações objetivas sobre a estrutura da empresa que podem ser fundamentais para que o crescimento não leve a um descontrole financeiro.

As auditorias também podem traçar metas realistas para o crescimento da empresa, ajudar a detectar quais profissionais ficaram sobrecarregados caso a empresa venha a se expandir, onde será necessário contratar gente, quais serviços podem ser terceirizados, dentre outras coisas, levando a empresa a um crescimento saudável e econômico.

No entanto, é quando a empresa está em crise que a maioria dos empreendedores pensa em contratar uma auditoria. Sendo assim, os auditores orientam sobre as mudanças que podem ser realizadas para a empresa voltar para os eixos antes que seja muito tarde para recuperá-la.

Auditoria externa numa pequena empresa

Fonte: FreePik.

Como pequenas empresas não costumam contar com um setor de auditoria, é comum contratar uma empresa de auditoria externa para realizar o trabalho. A vantagem de ter uma equipe de profissionais de fora fazendo a auditoria é que eles não sofrerão pressões internas por parte dos outros setores, tendo em vista que auditores externos não compõem o corpo fixo dos funcionários.

Assim, ao realizar uma auditoria externa numa pequena empresa, os auditores identificam os problemas internos e os levam diretamente para os proprietários da empresa sem conflito de interesses, o que poderia acontecer caso fossem funcionários da empresa auditada.

Geralmente, as auditorias realizadas em empresas pequenas levam a uma reorganização interna que faz com que, rapidamente, os processos voltem a funcionar corretamente. Além disso, as auditorias dão mais credibilidade as empresas, pois mostra o quanto elas estão preocupadas em funcionar conforma as leis e normas vigentes.

No entanto, a auditoria não impõe mudanças: ela gera relatórios que indicam onde os problemas estão acontecendo. Cabe a empresa correr atrás e corrigir todos os erros para retomar seu crescimento e manter seus processos em conformidade com a legislação.