Formalizar uma empresa no Brasil pode ser sinônimo de estresse e gastos. Por outro lado, ter uma empresa registrada e que funcione dentro da lei pode ser bastante vantajoso para os empresários e seus colaboradores. Veja a importância de formalizar a empresa.

Como formalizar uma empresa

Fonte: FreePik

Uma empresa que formaliza suas atividades passa a estar em dia com várias obrigações previstas em lei e tem mais chances de conseguir mais clientes, aumentar seu faturamento e pode emitir notas fiscais, o que é fundamental para quem pretende realizar vendas ou prestar serviços para outras empresas.

Além disso, fica muito mais fácil conseguir financiamentos e empréstimos bancários, obter menores taxas de juros, receber subsídios governamentais, dentre muitos outros benefícios. Até para participar de licitações, a empresa precisa estar formalizada e cumprindo todos os deveres legais.

Uma empresa que trabalha na informalidade encontra inúmeros obstáculos que limitam seu crescimento. Afinal, não é possível solicitar nenhum tipo de apoio econômico ao governo ou aos bancos, tendo em vista que o empresário não tem como provar que, de fato, possui uma empresa.

O que nem todo mundo sabe é que empresas que trabalham de forma informal, sem que haja registros de suas atividades, podem ser fechadas, caso ocorra algum tipo de fiscalização. Imagine perder tudo por não estar com o processo de formalização da empresa em dia? Infelizmente, isso ainda é comum e causa o fechamento de muitos estabelecimentos.

Abrindo uma empresa formalmente

Fonte: FreePik

No caso de estabelecimentos comerciais, a situação pode ser ainda mais grave, pois uma fiscalização pode não somente levar ao fechamento da loja, como também à apreensão de toda a mercadoria, o que leva a um enorme prejuízo.

Para formalizar a empresa, o primeiro passo do empreendedor deve ser decidir o tipo jurídico. Para isso, é preciso considerar o faturamento anual da empresa, o tipo de sociedade, o número de funcionários e muitas outras características que fazem parte do processo legal de formalização do negócio.

Quem possui uma pequena empresa e trabalha sozinho pode optar pelo modelo de MEI (microempreendedor individual). Esse modelo é bastante simplificado e permite que o empresário possua até um funcionário. Por outro lado, o MEI também impõe limitações ao faturamento anual da empresa e ao número de funcionários, o que nem sempre é vantajoso para quem quer crescer.

Outra opção é o registro como Empresário Individual, ou a constituição de uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (para apenas um sócio) ou sociedade limitada (para dois ou mais sócios), nos três casos buscando o regime fiscal do SIMPLES NACIONAL, que permite maiores ganhos e também a contratação de mais funcionários. Por outro lado, a carga tributária, ainda que reduzida na maior parte dos casos, é bem superior à do MEI.

Etapas para a formalização de uma empresa

Fonte: FreePik

Por isso, para formalizar a empresa e escolher o melhor regime tributário, o auxílio de um contador é fundamental. Esse profissional possui conhecimentos sobre as leis fiscais específicas para cada tipo de regime tributário e pode ajudar o empresário a escolher o melhor caminho para a formalização da empresa.

O contador também auxilia o empresário na gestão tributária, encontrando maneiras mais econômicas de pagar os impostos. Vale ressaltar que a gestão tributária é uma forma lícita de se pagar os menores impostos e tributos possíveis, o que é bem diferente de sonegação.

Depois de abrir a empresa formalmente, é hora de formalizar as contratações, registrar os funcionários e passar a oferecer a todos as vantagens que as leis trabalhistas oferecem, como 13º salário, férias remuneradas, pagamento do fundo de garantia, dentre outros direitos.

Pode parecer bem caro formalizar as contratações do quadro de funcionários de uma empresa, mas todo o esforço proporciona um melhor rendimento do trabalho, tendo em vista que os colaboradores passam a trabalhar melhor, quando se sentem mais seguros e valorizados no emprego que possuem.

Oportunidades de crescimento para uma empresa formalizada

Fonte: FreePik

Por isso, se você ainda não teve oportunidade de formalizar sua empresa, consulte um contador e comece já esse processo. Você verá que existem muitas oportunidades de crescimento para quem trabalha dentro da lei.