O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo para empresas. Some-se a tal fato uma grande burocracia para abrir e manter uma empresa, e tem-se um ambiente de poucos incentivos ao empreendedorismo.

Por isso o Brasil é sistematicamente classificado como um dos piores países do mundo em competitividade e empreendedorismo, e a maioria das pequenas empresas fecha durante seus primeiros dois anos de vida.

Essa realidade deveria fazer com que os empreendedores dessem atenção redobrada à contabilidade para pequenas empresas, mas não é isso o que se observa.

Contabilidade para pequenas empresas

Fonte: FreePik.

Segundo um estudo do SEBRAE, outra das principais causas de fechamento de pequenas empresas no Brasil consiste, ainda, nas falhas gerenciais: falta de capital de giro, problemas financeiros, falta de conhecimentos sobre o negócio, dentre outros fatores.

Quem é empreendedor sabe que não existe fórmula mágica para o sucesso. No entanto, muitos dos problemas que levam ao fechamento das pequenas empresas poderiam ser resolvidos através de um trabalho de contabilidade voltado para este setor e personalizado para as atividades desenvolvidas por cada empresa.

Todo empreendedor necessita de uma assessoria competente voltada à contabilidade para pequenas empresas, desde sua abertura. No contrato social da empresa, por exemplo, já é preciso ter descrições detalhadas das atividades do negócio que determinarão a carga tributária. E, para que essa informação seja estabelecida corretamente, o auxilio de um contador é fundamental. Afinal, todo empresário deseja pagar os menores encargos possíveis, e é através do trabalho de um contador que isso pode ser feito de forma legal.

Contabilidade em pequenas empresas

Fonte: FreePik.

O empreendedor pode até ter conhecimentos específicos sobre gestão de empresa, finanças, legislação tributária, normas societárias e trabalhistas, dentre outros assuntos relacionados à suas atividades. No entanto, ao se concentrar pessoalmente nessas áreas, sem o auxilio de um contador para auxiliá-lo, esse empresário não terá muito tempo livre para se concentrar no negócio em si, em fazer a empresa crescer.

Atualmente, abrir uma empresa sem o apoio de um contador é praticamente impossível, devido à informatização dos sistemas utilizados pelo governo. Mesmo as pequenas empresas que optam pelo Simples Nacional precisam de um contador. A única categoria que ainda pode trabalhar sem o auxílio de um profissional de contabilidade são os micro empreendedores individuais (MEI).

Sem desenvolver um trabalho sério de contabilidade para pequenas empresas, muitos empreendedores tendem a caminhar para um futuro incerto. Ter controle sobre as finanças da empresa, saber investir bem seu lucro e planejar-se através de metas realistas para o crescimento interno e externo devem ser comportamentos fundamentais para um empresário que busca o sucesso e utiliza a contabilidade como um de seus pilares para a boa administração de seu negócio.

Consultoria contábil adequada para pequenas empresas

Fonte: FreePik.

O contador tem grandes responsabilidades e o seu trabalho é de suma importância em qualquer empresa, principalmente uma de pequeno porte. Um bom profissional deve oferecer uma consultoria contábil adequada e detalhada, com a elaboração de um planejamento tributário apropriado que atenda bem tanto a empresa quanto ao fisco, mantendo tudo sempre dentro das normas legais.

Empresários que não podem contratar um contador para seu corpo de funcionários fixos podem sempre contar com consultorias especializadas em contabilidade para pequenas empresas. As consultorias contábeis desenvolvem um trabalho sério e personalizado para cada empresa, pensando sempre em como fazê-la crescer de forma legal e gerando uma boa lucratividade para seus empreendedores.