Os serviços de planejamento sucessório da APEX AUDITORES consistem em serviço absolutamente customizado às necessidades de cada cliente, e são normalmente indicados para clientes com patrimônios passíveis de sucessão que incluam bens imóveis, sejam de moradia ou aluguel, assim como quaisquer outros bens, e que desejem reduzir a carga tributária e as despesas administrativas envolvidas na transmissão causa mortis de tal patrimônio.

Dentre as principais vantagens do planejamento sucessório destacam-se:

  • Possibilidade de sucessão em vida (adiantamento de legítima sob a forma de doação) sem necessidade de escritura pública para a transmissão imobiliária, eliminando assim despesas com ofícios de notas;
  • Redução ou até mesmo eliminação do ITBI na transmissão de bens imóveis, seja inter vivos ou causa mortis;
  • Redução ou até mesmo eliminação do IRPF sobre ganho de capital em imóveis transmitidos;
  • Redução ou até mesmo eliminação das despesas com inventário e partilha; e
  • Antecipação de parte ou da totalidade dos procedimentos sucessórios, inclusive, mas não limitado, para fins de evitar aumentos na tributação sobre a transmissão causa mortis.
Planejamento Sucessório

O escopo dos serviços de planejamento sucessório da APEX AUDITORES incluem as seguintes etapas:

Nessa etapa do trabalho, entendemos as peculiaridades do caso do cliente, incluindo, entre outros aspectos:

  • Tipos de bens a serem incluídos no planejamento sucessório (imóveis, participações societárias, aplicações financeiras, etc.);
  • Datas e valores de aquisição dos eventuais imóveis sujeitos ao planejamento sucessório almejado;
  • Identificação dos imóveis geradores de receita (aluguéis) e dos imóveis não geradores de receitas;
  • Previsibilidade de venda de imóveis nos 3 (três) anos subsequentes à implementação do planejamento sucessório;
  • Existência de pessoas jurídicas já constituídas que possam ser utilizadas no planejamento sucessório; e
  • Potenciais atividades geradoras de receitas para a entidade a ser criada ou utilizada para a sucessão.

Esta etapa inclui ainda a análise de documentação (extratos de aplicação financeira, declarações de imposto de renda de pessoa física, contratos sociais de empresas, escrituras e certidões de ônus reais de imóveis), e em conclusão apresentamos o maior número possível e alternativas de modelos societário-tributários que entendemos disponíveis para o cliente, para que o mesmo possa optar pelo caminho a seguir tendo em vista os honorários envolvidos e a economia fiscal a ser obtida em cada um.

Uma vez determinado o modelo societário-tributário a ser adotado para o planejamento sucessório do cliente, a Apex Auditores está apta a implementar todas as medidas necessárias para operacionalizar o planejamento sucessório.

Caso o cliente opte por implementar tais medidas conosco, a APEX AUDITORES encontra-se plenamente capacitada a realizar os procedimentos necessários, através de assessoria para:

  • Constituição de pessoas jurídicas;
  • Transmissão imobiliária;
  • Processos administrativos de requerimento de não incidência de ITBI (quando aplicáveis); e
  • Registro no RGI.

ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

DEPOIMENTOS DE CLIENTES

A Apex Auditores é sinônimo de confiança. Nossa parceria começou em 2013 e, desde então, por meio de muita credibilidade e eficiência, vamos juntos, construindo um caminho muito bem-sucedido.
Marcus Braga, Saravah
Desde que a Apex passou a cuidar da minha empresa pude me despreocupar de assuntos contábeis, tão difíceis e distantes do meu universo das letras. Sou muito grata por todos esses anos de atendimento ágil, prestativo e transparente.
Antonia Leite Barbosa , Banjo Editora
Contratamos a APEX através de indicação. Hoje, entendo que indicação é a melhor referência que um cliente pode ter no mercado. De fato, a indicação era certa. Ter um escritório parceiro que tenta entender nosso negócio e otimizar o trabalho é o que estamos tendo como retorno deste investimento.
Raphael Almeida, Franqueado Wizard
Como somos um escritório de arquitetura, não temos conhecimento em assuntos relacionados à contabilidade. Ficamos despreocupados em saber que podemos contar com a experiência da Apex para prever possíveis problemas e esclarecer nossas dúvidas contábeis. Sempre que precisamos, a Apex foi extremamente solícita e competente.
Eduardo Mittelstaedt, Arquiteto

NOVIDADES

  • Oportunidades de crescimento para uma empresa formalizada

A importância de formalizar a empresa

09/09/2016|0 Comments

Formalizar uma empresa no Brasil pode ser sinônimo de estresse e gastos. Por outro lado, ter uma empresa registrada e que funcione dentro da lei pode ser bastante vantajoso para os empresários e seus colaboradores. [...]

  • Separar as finanças pessoais das finanças profissionais

A importância de separar as contas pessoais das contas da empresa

08/09/2016|0 Comments

Muitos empresários desenvolvem o hábito de misturar as contas pessoais com as da empresa, sem pensar muito bem sobre como isso pode afetar seu negócio. É grande a importância de separá-las, tendo em vista a [...]

  • Planejamento sucessório em empresas familiares

Empresas familiares e o planejamento sucessório

01/09/2016|0 Comments

Quem abre uma empresa e integra a família aos negócios costuma sonhar com o sucesso e em passar a firma para seus filhos, e que estes passem para os netos, e assim por diante. No [...]