A gestão tributária para pequenas empresas nem sempre é fácil de ser feita, mas com uma boa assessoria contábil, é possível superar esse obstáculo.

Em um país como o Brasil, em que as cargas tributárias são enormes, a boa gestão desses tributos é um dos fatores fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, principalmente as menores.

Gestão tributária para pequenas empresas

Fonte: FreePik.

É preciso estar sempre atento às constantes mudanças no que diz respeito às normas tributárias. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, um levantamento feito em 2013 constatou que são criadas, em média, 30 novas normas tributárias por dia no país.

Isso significa dizer que os gestores precisam estar sempre muito bem informados e manter uma forte parceria com seus contadores externos e/ou o setor de contabilidade da empresa para que seja sempre possível buscar e encontrar as melhores e mais econômicas formas de pagar os impostos.

No entanto, na prática, não é isso o que acontece. Muitas empresas ainda subestimam a importância do contador na gestão tributária para pequenas empresas.

A falta de preparo para lidar com enquadramento fiscal e o consequente pagamento dos tributos faz com que muitos empreendedores desistam de tentar fazer a empresa funcionar, fechando as portas precocemente. Outros buscam por soluções quando já é tarde demais.

Há ainda quem opte por saídas ilícitas para sobreviver em suas atividades, o que pode acarretar muitas perdas para a própria empresa, que acaba não prosperando como deveria.

Para que pequenas empresas cresçam corretamente é preciso que sua gestão tributária seja correta desde a abertura, ou seja, quando é feita a escolha do regime de tributação.

Muitas empresas escolhem aderir ao Simples Nacional, pois consideram que essa é a escolha mais vantajosa.

No entanto, somente um estudo profundo da empresa e suas atividades pode dizer a melhor forma de tributação para ela, e isso deve ser feito em parceria com uma equipe de contadores. Esses profissionais, que já possuem experiência na área de abertura de empresas, são capazes de dizer qual o melhor regime de tributação para que cada empresa pague o mínimo de impostos.

Gestão tributária para empresas pequenas

Fonte: FreePik.

Especialmente no que diz respeito a micro e pequenas empresas, cujos gestores são também, na maioria das vezes, os próprios donos, que nem sempre possuem o conhecimento necessário sobre a legislação tributária, é preciso ter uma boa assessoria contábil e confiar nela.

O contador deve estar sempre atualizado e atento às contínuas mudanças do confuso cenário tributário para empresas no Brasil, preparando-se para fazer sempre o melhor no que diz respeito à gestão tributária para pequenas empresas.

O trabalho pode ser um pouco difícil, mas a recompensa de ver as empresas crescendo e prosperando é sempre boa.

Um importante aspecto para fazer uma gestão tributária para pequenas empresas eficiente é a boa organização. E isso não significa somente manter a papelada em ordem.

Uma boa organização abrange também a manutenção da escrituração contábil, que deve ser mantida completa (ainda que simplificada no caso de pequenas e micro empresas), reproduzindo firme e fidedignamente a situação econômica, financeira e patrimonial da instituição.

Muitas empresas aproveitam-se de alguns “furos” da legislação fiscal para não manter seus registros completos e atualizados, o que pode ser um verdadeiro problema na hora da empresa crescer, firmar parcerias ou, ainda, realizar uma auditoria. Afinal, sem informações sólidas sobre a contabilidade da empresa, fica muito difícil saber em quais informações se pode ou não confiar.

Gestão tributária de pequenas empresas

Fonte: FreePik.

Se você está em querendo realizar uma boa gestão tributária para sua empresa, consulte uma empresa especialista no assunto. Ter uma assessoria contábil pode ser um enorme diferencial para quem deseja ter uma empresa confiável e crescer apesar da crise.