Ao longo do tempo, o termo “outsourcing” vem sendo traduzido como “terceirização”, o que pode gerar alguns equívocos. O outsourcing contábil, em sua essência, é considerado um tipo de terceirização, mas de áreas estratégicas como contabilidade, auditoria, financeira etc, possibilitando que a diretoria da empresa coloque foco naquilo que a torna melhor que a concorrência, deixando a cargo de especialistas o restante. Quando bem aplicado, uma das grandes vantagens do outsourcing é a melhoria do desempenho financeiro da empresa.

Outsourcing contábil e seu impacto no desempenho financeiro da empresa

Fonte: FreePik.

Atualmente, o outsourcing passa por uma fase de expansão. Cada vez mais empresas buscam adaptar-se às novas realidades do mercado e optam por contratar outras empresas especializadas em determinadas áreas, ao invés de ter um único profissional (ou um grupo) desenvolvendo os trabalhos.

Ao transferir áreas importantes da empresa, como a jurídica, a contábil, a fiscal e até a de gestão, para pessoas que realmente entendem do assunto, a empresa obtém um serviço de alta performance, sintonizado com as legislações vigentes em cada área, contribuindo diretamente para a eficiência administrativa.

Com dados cada vez mais precisos, torna-se mais fácil para a diretoria da empresa fazer investimentos, tomar decisões e encontrar novas oportunidades. Mais do que uma terceirização, o outsourcing e seu impacto no desempenho da empresa deve ser entendido como uma oportunidade de transformação estratégica para a empresa concentrar seus esforços naquilo que sabe fazer de melhor, enquanto especialistas desenvolvem as outras áreas, dando suporte para a corporação crescer a aparecer em seu nicho.

O outsourcing contábil, quando bem feito (daí a necessidade de fazer uma boa pesquisa sobre as empresas que prestam serviço na área que precisa de apoio), leva a uma melhora nos rendimentos da empresa. A princípio, pode parecer um pouco mais caro contratar uma prestadora de serviços, mas esse dinheiro precisa ser encarado mais como um investimento a longo prazo, que pode gerar várias vantagens e lucros para a empresa. Ao contratar uma empresa que presta serviço em determinada área, o contratante não precisa se preocupar com tramites trabalhistas, formação de uma equipe, treinamentos, etc, o que torna o outsourcing ainda mais interessante para quem precisa de uma equipe alinhada e que possa começar a trabalhar imediatamente.

Outsourcing contábil e seu impacto

Fonte: FreePik.

Outro ponto interessante do outsourcing em áreas contábeis é que ele pode acelerar o crescimento da empresa. Com profissionais especializados criando e mantendo uma base sólida para a empresa, com a geração de dados cada vez mais refinados e confiáveis, é provável que seja possível acelerar seu crescimento, levando-a a uma expansão. Afinal, com uma boa lucratividade, a expansão da empresa é algo natural.

Para quem procura uma forma para fazer sua empresa melhorar a qualidade e crescer mais rápido, o outsourcing contábil pode oferecer grandes vantagens e ter um impacto bastante positivo. A terceirização de algumas áreas chave, como jurídica, contábil, fiscal e de gestão, pode ser o que faltava para a sua empresa se alinhar ao mercado, desenvolvendo-se ainda mais e alcançando um lugar de destaque.